sábado, 22 de setembro de 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Alunos do Frei visitam Bienal do Livro de  São Paulo




No dia 16 de agosto 40 alunos das 7ª séries acompanhados dos professores Décio, Ivani  e  Gersina visitaram a Bienal do Livro de São Paulo que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
 Logo na chegada uma monitora apresentou-se para acompanhar os alunos fazendo um roteiro que durou 2 horas. Durante o roteiro  visitaram as estantes de quadrinhos, ouviram contação de histórias e visitaram estantes de livros digitais.
Os alunos gostaram muito do passeio e compraram alguns livros usando o vale de 10 reais que receberam da prefeitura, com a intensão de estimular a leitura dos estudantes.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cordelistas visitam EMEF Frei Francisco




No dia 15 de agosto os cordelistas, Josué Araújo e Cleusa Santo visitaram nossa escola para que os alunos do projeto AEL e professores conhecessem um pouco mais sobre Literatura de cordel e a produção no Nordeste.
O cordelista falou sobre a história do cordel e de Leandro Gomes de Barros, um cordelista muito importante considerado o primeiro escritor de literatura de cordel. Segundo José Araújo ele escreveu mais de 600 obras, sendo que uma delas foi usada por Ariano Suassuna em o “Auto da Compadecida”.
Num outro momento a cordelista Cleusa Santo, especialista em cordel infantil, nos contou duas histórias, “Joselito e sua cabra” e “Suplica de um papagaio”, ambos de sua autoria.
Os alunos mostraram-se muito interessados e fizeram algumas perguntas, como Rafael um dos alunos do projeto que perguntou sobre “causo”. No final, o aluno da 5ª série Gabriel  Kolmann, 11 anos, declamou uma poesia de sua autoria e foi premiado com dois livros dos cordelistas.
Segundo Patrícia Oliveira, coordenadora do projeto AEL e organizadora da visita, o evento foi proveitoso e inicialmente atingiu as expectativas. “O trabalho ainda não foi concluído. Podemos realizar muito mais!”, disse a professora.
 
Os cordelistas gostaram muito da nossa escola e ficaram admirados com o interesse por parte dos alunos quanto à aprendizagem de Literatura. Mostra disso foi a emoção que a aluna Monalisa Nascimento sentiu ao ouvir os cordéis que Cleusa Santo declamou.
“As histórias de cordel são muito realistas. Algumas me fizeram chorar”, declarou a aluna.